Livro Trabalhe 4 horas por semana, Tim Ferriss

Esse livro mudou minha vida e tenho certeza que mudará a sua.

A ideia do livro é apresentar um novo conceito de vida, na qual os Novos Ricos se baseiam para ter liberdade financeira, uma produtividade extremamente maior, e tempo para as coisas que eles realmente amam fazer, como viajar, cuidar dos filhos e curtir os hobbies. O livro vai te ensinar como ganhar tempo, renda extra e mobilidade, com isso você entrará para o seleto grupo dos Novos Ricos.

Tim Ferriss

Tim Ferriss é primeiramente um nômade digital (vive da renda gerada na internet viajando o mundo), mas antes disso ele se intitula empreendedor, investidor/consultor de empresas de tecnologia(Uber, Facebook, Shopify, Duolingo, Alibaba, e 50+ outras) e escritor de 4 bestsellers, você pode saber um pouco mais sobre a BIO dele clicando aqui.

No livro ele nos conta um pouco do que já fez:

  • Tetracampeão mundial de vale-tudo.
  • Primeiro americano na história a conquistar um recorde mundial de tango no Guinness.
  • Palestrante convidado de empreendedorismo na Universidade de Princeton.
  • Linguista aplicado em japonês, chinês, alemão e espanhol.
  • Pesquisador de índices de glicemia.
  • Campeão nacional chinês de kick boxing.
  • Dançarino de break da MTV de Taiwan.
  • Conselheiro esportivo de mais de 30 atletas recordistas mundiais.
  • Ator de séries televisivas de destaque na China e em Hong-Kong.
  • Apresentador de TV na Tailândia e na China.
  • Pesquisador de refugiados políticos e ativista.
  • Mergulhador.
  • Piloto de motocicleta de corrida.

Currículo um tanto excêntrico, tudo isso foi conquistado através das ideias que ele ensina no livro.

Quem são os novos ricos?

Os Novos Ricos são aqueles que abandonam os planos de uma vida adiada e criam estilos de vida luxuosos no presente, usando a moeda dos Novos Ricos: tempo e mobilidade

Tim Ferriss, Trabalhe 4 horas por semana terceira edição, pág 19

Os novos ricos possuem diversas fontes de renda, trabalham remotamente de onde quiser ao redor do mundo, usufruem da liberdade financeira para fazer o que realmente amam (veja a lista de conquistas do Tim), eles podem aproveitar seu tempo com a família, amigos e consigo mesmo.

Se você deseja ser um Novo Rico, além de ler esse livro o que você precisa é a vontade de mudar, de ver o mundo de uma outra maneira e correr riscos, quanto maior o risco maior o retorno!

DEAL um caminho para a sociedade dos Novos Ricos

DEAL é um acrônimo do processo para se tornar um Novo Rico.

Utilizando esse processo você dobrará seus rendimentos e cortará pela metade suas horas de trabalho.

D – Definição

Nesse processo você entenderá como funciona a vida dos Novos Ricos, como é gerenciado o projeto de vida e os fundamentos essenciais para se tornar um Novo Rico, fundamentos nas quais fogem totalmente do senso comum, o que aprendemos na escola e o que nossos pais nos ensina.

E – Eliminação

Você precisará produzir mais em menos tempo e é nessa etapa do processo que você aprenderá a ser produtivo focando nas tarefas/objetivos que tem uma ótima relação “Esforço X Resultado”, e lhe fornece a receita para conquistar o bem mais importante de um Novo Rico: O tempo.

A – Automação

Lembra que eu te disse que os novos ricos possuem diversas fontes de renda passiva, e que Tim Ferriss vive da renda gerada através da internet? É exatamente disso que que estaremos falando nessa etapa do processo. Como ligar o piloto automático de sua empresa utilizando-se da arbitragem geográfica, terceirização e regras de não decisão.

L – Liberação

Por ultimo e não menos importante, a Liberação fala sobre mini aposentadorias, porque esperar até você ficar velho se você pode fazer isso hoje? Nesse estágio você vai aprender que é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo e junto a isso aproveitar o que esse lugar oferece, viva a vida antes que seja tarde de mais. É sobre romper para sempre os laços que te prendem a um único lugar, é o ultimo ingrediente para um projeto de vida, a mobilidade.

Dentro de cada etapa do processo existe DIVERSAS ferramentas e técnicas, gostaria muito de escrever sobre elas nesse post, porém ele ficaria muito extenso. Por isso irei lanças uma série de pequenos artigos falando sobre essas ferramentas / técnicas de produtividade e liberdade o mais breve possível.

Estudos de caso

Você encontrará também diversos relatos de pessoas que praticaram as ideias do livro e conseguiram conquistar a liberdade e definir seu projeto de vida baseado nos Novos Ricos. Aqui vão alguns exemplo (mais detalhes no livro, compre aqui através da Amazon):

  • Musico que mora em Munique, Alemanha e trabalhava mais de 40 horas semanais no escritório gerenciando sua empresa, após a leitura do livro diminuiu sua carga horária em 20 horas semanais e está em busca da eliminação total colocando seu negócio no piloto automático. Agora ele tem mais tempo para cuidar de sua filha e compor musicas, duas das coisas que ele mais ama fazer.
  • Imigrante que conseguiu um trabalho remoto e hoje ganha o dobro para trabalhar 4 horas por semana, diferente de seu pai que trabalhou 20 anos como lixeiro após imigrar do México.
  • Fotógrafo que utilizou das ferramentas da internet para escalar as vendas do direito de uso de suas imagens, hoje ele só aceita ofertas de trabalhos para fotografar fora do pais e concilia, viagens a trabalho com mini aposentadorias.
  • Desenvolvedor de software que durante uma viagem a Noruega percebeu que conseguia produzir muito mais sem as distrações do escritório (leia o capitulo Eliminação para mais informações) e aproveitou o fuso horário(9 horas de diferença) para produzir muito mais em menos tempo.
  • Pais que viajam o mundo com seus filhos educando-os através da internet e desenvolvendo sua fluência em espanhol, além de oferecer a seus filhos mini aposentadorias desde cedo.

Agora é com você!

Posso dizer que na prática esse site só saiu do papel depois que li Trabalhe 4 horas por semana, ele mudou minha vida e pode mudar a sua também.

Você poderá comprar esse livro através da Amazon clicando aqui ou na imagem abaixo:

Sinta-se a vontade para discutir e tirar duvidas sobre o livro!

Abraço, Leonardo Bonetti.